PT
BR
Pesquisar
Definições



ave de rapina

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ave1ave1
( a·ve

a·ve

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Animal vertebrado, ovíparo, de respiração pulmonar, sangue quente, pele coberta de penas. (Os membros posteriores servem-lhe para andar e os anteriores, ou asas, para voar; tem bico córneo e desdentado.)


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Animal vertebrado, ovíparo, de respiração pulmonar, sangue quente, pele coberta de penas. (Os membros posteriores servem-lhe para andar e os anteriores, ou asas, para voar; tem bico córneo e desdentado.)Imagem

2. [Figurado] [Figurado] Pessoa que aparece numa terra e tem ali pouca demora.

3. Vagabundo.


ave de arribação

[Ornitologia] [Ornitologia]  A que muda de região em certas épocas do ano.

ave de mau agouro

Ave que, por superstição, se crê ser presságio de desgraça ou fatalidade.

[Figurado] [Figurado] Pessoa a cuja presença se associa, por superstição, o prenúncio de desgraça ou fatalidade.

ave de rapina

[Ornitologia] [Ornitologia]  Ave carnívora de bico curto e adunco e garras fortes.Imagem = RAPACE

Pessoa com grande ambição, que não olha a meios para atingir o que quer.

ave rara

Pessoa ou coisa com características originais e pouco frequentes.

etimologiaOrigem etimológica: latim avis, -e.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:avifauna, bandada, bando, ornis, ornitofauna, revoada.
ave de rapinaave de rapina

Auxiliares de tradução

Traduzir "ave de rapina" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Escreve-se interdisciplinaridade ou interdisciplinariedade? Também tenho dúvidas se devo escrever pré-estabelecidas ou preestabelecidas.
A forma correcta é interdisciplinaridade, como poderá confirmar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esta palavra resulta da aposição do prefixo inter- ao substantivo disciplinaridade, que, por sua vez, deriva da junção do sufixo -idade ao adjectivo disciplinar. A terminação -iedade não é um sufixo produtivo em português, pelo que a forma *interdisciplinariedade não se considera bem formada; as palavras terminadas em -iedade resultam normalmente da aposição do sufixo -edade a um adjectivo com a terminação átona -io (ex.: arbitrário > arbitrariedade; solidário > solidariedade) ou derivam directamente do latim (ex.: propriedade < latim proprietatis; variedade < latim varietatis).

Os dicionários de língua portuguesa registam as formas preestabelecer e preestabelecido, sem hífen, pois na sua formação está presente o prefixo pre-, com o qual nunca se usa hífen para fazer a separação do elemento posterior (ex.: prealegar, predefinição, preexistente). Este prefixo está relacionado com o sufixo pré-, que, segundo o Acordo Ortográfico, na base XXIX, exige sempre a utilização do hífen por se tratar de um prefixo com acentuação gráfica (ex.: pré-escolar, pré-histórico, pré-molar).




Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).